Vamos falar sobre Microabrasão

Olá pessoal, tudo bem? Hoje, o tema abordado no blog é sobre a técnica de microabrasão dental. Você já realizou está técnica? Qual abrasivo você utiliza? Quais os casos clínicos indicados para a realização dessa técnica? Realizar de forma manual ou por taças de borrachas com micromotor?

Para esta técnica, indicamos o POTENZA ABRASIONE que é uma pasta para abrasão química e mecânica do esmalte dental e utilizada como removedor de manchas por microabrasão. Contém 6,6% de ácido clorídrico e micropartículas de carbeto de silício, em uma pasta à base de água.

A microabrasão dental é indicada para eliminação (parcial ou total) de manchas superficiais do esmalte dental que podem ter origem devido a defeitos estruturais do esmalte que pigmentam, manchamento por fluorose, hipoplasia superficial do esmalte. O uso adequado promove a remoção controlada de uma camada superficial do esmalte, apresentando um resultado final de aparência natural e brilhante.

O tratamento com POTENZA ABRASIONE é uma opção na eliminação de manchas que é somente realizado em consultório Odontológico por profissionais habilitados. A técnica de microabrasão do esmalte dental promove uma alteração mínima na estrutura do esmalte, sendo uma opção mais conservadora comparada a utilização de elementos protéticos como facetas.

Como instruções de uso recomenda-se:

– Realizar o isolamento absoluto,

– Aplicar sobre a superfície vestibular de duas maneiras:

a) Taças de borracha rígida: Aplique o produto utilizando a ponteira que acompanha o produto depositando uma pequena quantidade sobre a superfície do dente. Utilize taças de borracha rígida associada a mandris, acoplado a um instrumento rotatório (contra ângulo). O produto deve permanecer em contato com o esmalte manchado somente durante 5 a 10 segundos por aplicação. Utilize tempos curtos e observe frequentemente o resultado. Em seguida aspire o resíduo utilizando um sugador descartável e lave com água em abundância por no mínimo 10 segundos, aspirando continuamente;

b) Espátula plástica: Aplique o produto utilizando a ponteira que acompanha o produto depositando uma pequena quantidade sobre a superfície do dente. Realize a fricção com a espátula plástica manualmente. O produto deve permanecer em contato com o esmalte manchado durante 10 segundos. Em seguida, aspire o resíduo utilizando um sugador descartável e lave com água em abundância por no mínimo 10 segundos, aspirando continuamente.

– Para alcançar melhores resultados, são necessárias mais de uma aplicação. O excesso de água deve ser removido para a aplicação da pasta abrasiva; porém, a superfície do esmalte deverá estar úmida durante as aplicações.

– Cada dente poderá receber até 15 aplicações por sessão, (depende da forma de aplicação do produto (espátula ou taça de borracha, do tipo de mancha ou do desgaste alcançado no esmalte dental).

– Ao alcançar o resultado desejado, deve-se realizar o polimento da superfície do esmalte com disco de feltro impregnado com pasta de polimento (POTENZA SPECCHI AL ou POTENZA SPECCHI PRO). Em seguida, lavar e secar os dentes tratados e aplicar dessensibilizante POTENZA ESENTE 2% (a base de fluoreto de sódio e nitrato de potássio), por no mínimo 2 minutos.

– Após 07 dias, avaliar a eficácia do tratamento e a necessidade de nova aplicação do produto.

Dra. Caroline Provesi

Dra. Caroline Provesi

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Envie-nos sua sugestão



Quer sugerir um conteúdo?

Sugira um conteúdo que seja de seu interesse para que possamos postar no blog.