Fez a escolha certa no Cimento Ortodôntico?

Olá pessoal, tudo bem? Hoje, o tema do blog é sobre CIMENTO ORTODÔNTICO. Qual cimento ortodôntico você costuma utilizar em seu consultório? Utiliza também para levante de mordida? Quais as características esperadas em um bom cimento ortodôntico?

CIMENTO ORTODÔNTICO

A colocação de bandas em dentes que recebem grande carga mastigatória e que servem de apoio para aparelhos extrabucais, como os 1ºs e 2ºs molares, é muito frequente. A colocação inadequada, uma não correta adaptação ou a falha dos cimentos nas bandas ortodônticas, podem ocasionar cárie dental devido ao acumulo de alimento, descolagens frequentes, danificar a estrutura dental, além de prolongar o tempo de tratamento.

A retenção das bandas é influenciada pela sua adaptação ao dente e pelo cimento utilizado, assim, existem vários tipos de cimentos, todos com suas vantagens e limitações.

ORTHOBLUE

POTENZA ORTHOBLUE é um cimento resinoso fotopolimerizável, para banda à base de Bis-GMA e vidro (flúor-alumino silicato) com liberação contínua de flúor. Consiste em uma resina de viscosidade média, de ajuste rápido e que proporciona um tempo de trabalho mais curto, podendo ser aplicada diretamente nas bandas. A cor azul permite a fácil visualização durante a limpeza e remoção do cimento da estrutura dental. É indicado para a cimentação de bandas ortodônticas e levante de mordida quando aplicado na região oclusal. Faz com que apenas o dente que recebeu a resina e seu antagonista tenham contato durante a MIH (máxima intercuspidação habitual) ou RC (relação cêntrica), inibindo a intercuspidação dos demais dentes. A resina é aplicada de forma temporária como auxilio na mecânica ortodôntica e deverá ser removido de acordo com o planejamento ortodôntico.

VANTAGENS E CARACTERÍSTICAS:

  • Coloração azul: Para facilitar a visualização durante a colocação e remoção do cimento.
  • Contém flúor: Liberação de flúor.
  • Fotopolimerizável: Permite controlar o tempo de trabalho.
  • Fórmula autoadesiva: Dispensa o uso de adesivos diminuindo um passo clínico e gerando praticidade ao profissional. Para obter uma melhor retenção como em casos que envolvem carga oclusal, o uso de adesivo é indicado.
  • Autonivelante: Tendência de acomodação da resina e eliminação de relevos na superfície contribuindo no processo de desoclusão.
  • Resina autobrilho: A utilização de cargas esferoidais nanométricas na formulação associada à propriedade de autonivelamento permitem que o produto desenvolva autopolimento e lisura da superfície, sem a necessidade de utilização de pastas ou dispositivos especiais de polimento.
  • Resistência mecânica e baixo atrito: A carga do produto é composta por partículas esféricas nanométricas que resultam em excelentes propriedades mecânicas e superfície com baixo atrito, proporcionando longevidade e maior conforto do paciente submetido à desoclusão, permitindo deslizes com mais eficácia.

INSTRUÇÕES DE USO PROFISSIONAL:

1º Passo: Caso a banda não seja microgravada, lixe seu interior com uma ponta diamantada, para deixá-lo áspero; ou com ar de fricção para melhorar a aderência do cimento na banda.

2º Passo: Limpe os dentes com água e pedras pomes. Lave com jatos de ar e/ou água.

3º Passo: Isole os dentes com rolos de algodão ou dique de borracha. Nota: O condicionamento do esmalte com ácido fosfórico e a aplicação de adesivo aumenta a adesão do cimento.

4º Passo: Seque completamente os dentes com jatos de ar.

5º Passo: Distribua o cimento POTENZA ORTHOBLUE em um recipiente de mistura ou diretamente sobre a banda. Não é necessário encher a banda com cimento. Atenção: Proteja a resina da luz ambiente. Não coloque o material sob luz de operação. A exposição a estas luzes pode provocar a polimerização prematura do cimento.

6º Passo: Recoloque a tampa na seringa.

7º Passo: Assente a(s) banda(s).

8º Passo: Limpe o excesso de cimento. Promova uma rápida exposição (aproximadamente 1s) a luz do fotopolimerizador, isso irá causar uma elasticidade que facilitará a remoção do excesso de cimento.

9º Passo: Fotopolimerize. Observação: Para reembasar a banda, aplique mais POTENZA ORTHOBLUE e fotopolimerize o material (tanto oclusal quanto em direções gengivais). 

Dra. Caroline Provesi

Dra. Caroline Provesi

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Envie-nos sua sugestão



Quer sugerir um conteúdo?

Sugira um conteúdo que seja de seu interesse para que possamos postar no blog.