Estratificação simples em cavidades CL II

Introdução

Restaurações posteriores requerem o conhecimento da anatomia dental e certa habilidade manual para esculpir adequadamente a resina recriando aspectos funcionais do dente. Embora a estética seja secundária para estes casos, uma estratificação simples pode resultar em um resultado
mais belo de forma muito fácil.

O caso mostra duas cavidades CL II sendo restauradas com apenas duas opacidades e alcançando um resultado muito natural. Caso realizado utilizando a resina Palfique LX5, Tokuyama.

Relato do caso

Paciente apresentando restaurações em amálgama nos dentes 15 e 16 do tipo CL II, com trincas e margens desadaptadas.

Tratamento proposto

Substituição das restaurações antigas por novas em resina composta: no dente 15 restauração OD, e no dente 16 restauração MOD.

Arraste para o lado e confira o caso completo:

Dica clínica

Para restaurar dentes posteriores com naturalidade, uma resina mais opaca deve ser utilizada nos limites de dentina. Então, como camada de recobrimento, normalmente indica-se uma resina com opacidade de esmalte e um tom menos saturado do que o utilizado para a dentina.

Conclusão

Embora não haja uma demanda estética tão crítica em dentes posteriores, uma simples estratificação de duas opacidades pode agregar valor em restaurações extensas/profundas.

Dr. Gustavo Petris

Dr. Gustavo Petris

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Envie-nos sua sugestão



Quer sugerir um conteúdo?

Sugira um conteúdo que seja de seu interesse para que possamos postar no blog.