Clareamento dental sem dor

Olá pessoal, hoje, o nosso blog vai trazer um assunto muito discutido entre os dentistas sobre um dos procedimentos mais realizados pela classe odontológica: CLAREAMENTO DENTAL. Você já imaginou realizar este procedimento com ótimo resultado clareador e ainda sem o paciente se queixar de dor? Isso mesmo, sem dor (na maioria dos casos) ou com sensibilidade reduzida! “Tcharann” A indústria PHS do Brasil, fabricante dos produtos POTENZA, lançou um protocolo EXCLUSIVO de dessensibilização pré-clareamento dental.

Importante ressaltar que sempre, antes de qualquer procedimento, deve-se realizar uma anamnese detalhada do paciente. Perguntar se já apresenta sensibilidade dental, ou se já realizou o procedimento clareador antes e sentiu sensibilidade ou dor, qual foi esse nível de sensibilidade (leve, moderada ou exacerbada) e o tempo de duração (apenas no dia em que foi realizada a sessão de clareamento de consultório, ou se permaneceu por mais dias).

Além da anamnese, é importante realizar um exame clínico detalhado, para identificar alguns fatores que podem vir a desencadear a sensibilidade dental, como, lesões cervicais não cariosas, área com exposição dentinária, trincas de esmalte, entre outros. Após a anamnese e exame clinico, o profissional poderá optar em realizar ou não, de acordo com a necessidade do caso, o protocolo de dessensibilização pré-clareamento dental.

Este protocolo é realizado no mesmo dia do procedimento clareador. Tem o intuito de amenizar, em alguns casos até por completo, a sensibilidade causada pelos géis clareadores de alta concentração para uso em consultório. Envolve dois produtos, o POTENZA ESENTE 2% que é um gel à base de nitrato de potássio 6% e fluoreto de sódio 2% e o POTENZA ESENTE GLU-HEMA, uma solução aquosa à base do monômero HEMA (hidroxietil metacrilato) e do agente obliterador glutaraldeído.

Neural (Método Químico): Nitrato de Potássio. Utilizado para a supersaturação de potássio na superfície do dente promovendo uma despolarização da membrana das fibras nervosas e impedindo a ocorrência de uma repolarização, na tentativa de inibir o mecanismo de condução nervoso-sensitivo que origina a dor.

Obliterador (Método Físico): Glutaraldeído. Atua de forma a vedar os túbulos dentinários, impedindo a micromovimentação dos fluidos dentro desses, bloqueando assim, o estímulo nervoso indiretamente.

O protocolo de dessensibilização pré-clareamento consiste na aplicação do POTENZA ESENTE 2% uniformemente sobre os dentes, deixar agir por 5 minutos (realizar movimentos de fricção com o auxilio de um micro aplicador descartável a cada grupo de 3 a 4 dentes), aspirar com o auxílio de uma cânula aspiradora, lavar com água em abundância e aspirar a água com um  sugador. É importante orientar o paciente para não engolir o produto. Após a aplicação, secar os elementos dentais e verificar se existe exposição de dentina, caso haja exposição, aplicar sobre a dentina exposta o POTENZA ESENTE GLU-HEMA por 45 segundos (com cuidado para não esfregar na gengiva e não ultrapassar o tempo determinado, pois pode causar irritação nos tecidos moles adjacentes). Lavar, sugar e secar. Prontinho, agora é só aplicar a barreira gengival e iniciar o procedimento clareador de acordo com o fabricante.

Referência

FERREIRA, D. O.; AZEVEDO, J. F.; CAVALCANTI, A. N. Estudo da dessensibilização prévia ao
clareamento dental em consultório: uma revisão de literatura. Rev Fac Odontol Univ Fed
Bahia, Salvador, v. 1, n. 44, p. 49-56, 2014.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Envie-nos sua sugestão



Quer sugerir um conteúdo?

Sugira um conteúdo que seja de seu interesse para que possamos postar no blog.